bella resumen

Foram três dias de intensa atividade, incluindo palestras, apresentações, conversas no corredor e uma certeza: após três edições, o Encontro Latinoamericano de e-Ciência já se estabeleceu como um fórum importante para o intercâmbio de conhecimentos e boas práticas em e-Ciência na região.

Realizado em conjunto com a Conferência TICAL2019, de 2 a 4 de setembro de 2019, no Centro Internacional de Convenções de Cancun, México, o Encontro de e-Ciencia, criado no âmbito do Projeto BELLA-T, reuniu mais de 300 participantes que participaram da plenárias e acompanharam os debates e discussões sobre as seis apresentações dos trabalhos escolhidos para esta terceira edição. Os tópicos abordados nas sessões paralelas da evenro incluíram tratamentos para depressão, desafios das mudanças climáticas, ferramentas de mamografia e ciências atmosféricas, entre outros.

Duas das sessões plenárias também abordaram questões mais específicas relacionadas à e-Ciência. Jeffrey Kantor, gerente de tecnologia da informação do LSST, apresentou os desafios e oportunidades colocados pela infraestrutura de rede do Telescópio para atividades de exploração espacial, enquanto Bruce Howe, professor da Universidade do Havaí e presidente da força-tarefa internacional conhecida como SMART Cable Initiative, abordou questões de mudança climática e oportunidades para as NRENs serem mais “ambientalmente responsáveis”.

As palestras de Howe e Kantor agora estão disponíveis no canal RedCLARA no YouTube, e os trabalhos apresentados no evento também podem ser encontrados no Livro de Atas da reunião, disponível em https://redclara.net/index.php/en/pages/actividades/encuentro-e-ciencia

Dezenas de pessoas se reuniram para saber mais sobre a BELLA

Durante o segundo dia de atividades da reunião, a apresentação do Projeto BELLA e seus avanços atraiu a atenção de dezenas de participantes no estande de RedCLARA na Feira de Empresas. Semelhante ao que aconteceu em TNC, a conferência anual da GÉANT, o gerente de relações internacionais da rede pan-europeia, Tom Fryer, explicou aos participantes o conceito do programa BELLA e como está sendo implementada sua fase submarina (BELLA-S). O BELLA-S consiste na instalação de um cabo subaquático (EllaLink) que conectará Fortaleza, no Brasil, a Lisboa, em Portugal, possibilitando a conectividade transatlântica entre a América Latina e a Europa para aprimorar a colaboração acadêmica entre as duas regiões.bella presentation tical mini

Fryer foi acompanhado pelo gerente técnico da RedCLARA, Marco Teixeira, que forneceu uma visão geral da fase terrestre do projeto, BELLA-T, que visa aumentar a capacidade de backbone da RedCLARA na América Latina. A apresentação está disponível em https://www.youtube.com/watch?v=JLY14cq78T0&t=195s

O Encontro de e-Ciência, inclusive, só é possível devido ao projeto BELLA-T, que criou essa atividade como um espaço para o intercâmbio de conhecimentos e boas práticas no uso das Tecnologias da Informação e das Comunicações (TIC) em pesquisas, com o objetivo de contribuir para a melhoria e otimização da gestão e do trabalho dos grupos científicos da região.

A terceira edição do Encontro Latinoamericano de e-Ciência foi realizada pelo projeto BELLA-T, juntamente com RedCLARA e RedCUDI, e patrocinada pelo Google for Education, Amazon Web Services, Century Link, Alcatel Lucent Enterprise, Internet Society, Canvas, Wolfram, Business Totalplay, Cirrus Identity, Universidade de Quintana Roo, SheerID, CloudHesive Latam, Lacnic, MS2S Group, Sophos e ProtektNet.

 

FaLang translation system by Faboba

Agradecimentos

EU flag yellowBELLA recebe financiamento da União Europeia através do programa Horizonte 2020 ao abrigo do contrato de subvenção número 731505 (BELLA-S1), da DG DEVCO ao abrigo do contrato de subvenção LA / 2016 / 376-534 (BELLA-T) e da DG GROW.

 

Contato

Caso você necessite de mais informações, escreva-nos:

Europa: info@geant.org

América Latina: RedCLARA_Comunica@redclara.net